domingo, 14 de fevereiro de 2010

Agenda 21 & Desenvolvimento Sustentável


Venho desenvolvendo um incansável trabalho desde 1992 em Minas Gerais, em especial na Região do Lagos de Furnas, Peixotos e Entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra; tanto que hoje sou o Presidente da AGMINAS – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais. Em 2006 fui finalista no Prêmio da ANA (o mais importante do país) com o Projeto: “Planejamento Turístico para Lagos de Usinas Hidrelétricas”; no final de 2009 recebi um ofício da ONU (Organização das Nações Unidas) endossando meus trabalhos.
Buscamos apoio de pessoas comprometidas com o Meio Ambiente e com o Desenvolvimento Sustentável para que possamos encontrar as melhores soluções para os diversos problemas enfrentados pelos municípios mineiros. Sou Superintendente da Defender (http://www.onda21.net/) e estou criando meu site pessoal (http://www.alexandrepereira10.net/).

Não há dúvidas de que a sociedade atual brasileira precisa passar por grandes transformações para ser socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável – requisitos da sustentabilidade. Sabemos também que essas transformações dependem de investimentos em recursos financeiros e materiais. Porém, o fator decisivo para sua efetivação é o investimento em recursos humanos, porque são pessoas que mobilizam os recursos em prol de mudanças.

DO PONTO DE VISTA COMUNIDADE LOCAL, O QUE SE PROPÕE É UMA PROFUNDA MUDANÇA DE ENFOQUE: TRATA-SE DE TROCAR A PERGUNTA “O QUE O GOVERNO PODE FAZER POR NÓS?”, POR “COMO O GOVERNO PODE APOIAR O QUE ESTAMOS EMPREENDENDO?”.

Não se trata de uma alternativa entre dar o peixe ou ensinar a pescar. Ninguém consegue pescar passando fome. Mas se trata de municiar as comunidades para que possam participar de forma ativa no crescimento nacional, mediante iniciativas autônomas de Desenvolvimento Local, capazes de gerar, relativamente aos programas de redistribuição, o complemento estrutural de inserção econômica, ambiental, cultural e social.

As desigualdades sociais crescem, as riquezas naturais são finitas, o tempo urge...
Por isso, é imprescindível que pessoas sensibilizadas e preparadas liderem os processos de desenvolvimento e transformação que a sociedade exige.
Venho trabalhando com elaboração de projetos inovadores e desenvolvimento de lideranças desde 1993, pois acredito firmemente em Deus, no ser humano e em sua capacidade de superar obstáculos para promover mudanças e implementar o Desenvolvimento Sustentável. Esse princípio guia todos os seus projetos, seja em um planejamento estratégico de uma prefeitura, na assessoria a famílias, ou na formação de redes sociais e organizações comunitárias.


Visit REBAL

3 comentários:

  1. Alexandre e Rejane são grandes defensores da natureza da região das "GERAIS", vale a pena ver os seus trabalhos na região (sudoeste). Tenho dito ao Alexandre que é "um valente e intrépido" na sua luta e empenho, claro! Juntamente com sua esposa que está sempre ali ajudando; podemos considerá-lo como o "CHICO MENDES MINEIRO".Todos sabem que as lutas desses heróis são grandes, sendo desafiados constantemente pelos vilões das indústrias que acabam poluindo nosso planeta. Força amigos que Deus abençoe a vida de vocês. Um abraço do amigo que não esqueceu de vocês. Alexandre Seabra

    ResponderExcluir
  2. PARABENS AI ALEXANDRE!!! TA TUDO DE BOM CONTINUE NESSA LUTA E CONTE COMIGO, ABRAXXX

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal pelo apoio; só assim a Agenda 21 será realidade em todos os municípios do Brasil!!!
    Estou feliz com a campanha e de apresentar um trabalho criativo, inovador, estratégico e participativo sustentável, buscando interagir programas e projetos!!! Muito obrigado pelo apoio de Vocês!!!

    ResponderExcluir